terça-feira, 24 de setembro de 2013

FOLHA ARTIFICIAL


Cientista cria folha artificial para gerar energia a partir da fotossíntese

Com um litro e meio de água, luz solar e a folha artificial seria possível abastecer uma residência

PORTAL ESTADÃO

Uma folha artificial, capaz  de imitar o processo de fotossíntese das plantas naturais, está sendo apresentada pelo químico Daniel Nocera como um dispositivo que pode resolver o problema do abastecimento de energia no mundo e ajudar a acabar com a fome.A folha de Nocera é uma espécie de wafer de silício revestido com catalisadores que usam a luz solar para dividir a água em hidrogênio e oxigênio."Essencialmente, ela imita a fotossíntese", disse o inventor à ABC News. Os gases que borbulham da água, segundo ele, podem ser transformados em combustível para produzir eletricidade por meio de células de combustível.

MIT/Divulgação

A célula fotoeletroquímica quebra a água em oxigênio e hidrogênio, que são encaminhados para uma célula a combustível para a geração da eletricidade

O dispositivo pode soar como ficção científica, mas Nocera garante que um dia ele poderá vir a ser uma alternativa para o abastecimento de energia.No mundo todo, mais de 1,6 bilhão de pessoas vivem sem acesso à eletricidade e 2,6 bilhões de pessoas vivem sem água limpa e combustível para cozinhar."Com a folha, usando apenas luz solar e água, você poderá ter energia durante o dia e à noite ", disse o inventor.Com a folha artificial, um litro e meio de água e luz solar, qualquer pessoa poderia ter energia suficiente para abastecer uma casa pequena.O problema, por enquanto, é o custo, que poderá ser reduzido se a tecnologia vier a ser popularizada.A folha artificial é mais barata do que os painéis solares. Nocera está procurando maneiras para reduzir os custos e tornar viável a utilização das folhas. Uma das alternativas é reduzir a quantidade de platina e de silício na folha artificial.Em 2009, a folha artificial de Nocera foi selecionada como beneficiária de financiamento pelo departamento de projetos avançados do departamento de energia do governo americano. Um filme produzido em curta metragem está sendo usado para divulgar as vantagens ambientais da invenção.

Um comentário:

  1. ISSO É FANTÁSTICO! PARABÉNS A ESSE GÊNIO. IDÉIAS COMO ESSA FAZEM TODA A DIFERENÇA.

    ResponderExcluir